Cenoura: Demanda é menor, mas preço segue firme

Publicado em 30/03/2020 08:19

A paralisação de restaurantes, escolas e cozinhas industriais durante a pandemia do novo coronavírus reduziu expressivamente a demanda pela cenoura nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) – principais regiões produtoras do País. As raízes do tipo “A” e “G” são as mais afetadas pela queda no consumo, pois geralmente são enviadas para esses segmentos.

Mesmo com a redução da demanda, como a produtividade e oferta das raízes já estavam se reduzindo desde o fim de janeiro, o preço ficou ainda maior, fechando nesta semana (23 a 27/03) em R$ 60,00/cx de 29 kg de “suja”, alta de 12%. Segundo colaboradores, o manejo nas lavouras ocorre de forma regular, sendo que ainda não houve relatos de falta de insumos para produção.

Os lavatórios também estão funcionando, seguindo as regras de higiene para evitar a disseminação do vírus. O cenário futuro ainda é incerto, pois não se sabe como serão as medidas restritivas nas próximas semanas. Com relação à oferta, deve continuar reduzida, podendo favorecer os preços ao produtor. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização
Melancia/Cepea: Menor demanda pressiona valores
Mandioca/Cepea: Preços recuam com aumento da oferta