Maçã: Em baixa demanda, apenas as graúdas seguem com cotações firmes

Publicado em 13/04/2020 08:35

A comercialização da maçã continuou lenta nesta semana (06 a 09/04), mas por conta da baixa oferta houve de manutenção à leve alta de preços – especialmente para as graúdas, as mais procuradas. A fuji calibre 110 Cat 1, por exemplo, foi vendida a R$ 93,67/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras, alta de 2% frente à semana passada.

Já para as maçãs mais miúdas (como 180, 198 e 220) a demanda segue muito aquém do desejado, principalmente na categoria 3 – reflexo, em parte, da suspensão das compras para a merenda escolar. Assim, para muitas empresas, a alternativa foi de retornar esses lotes para as câmaras. Isso porque apenas algumas classificadoras conseguiram escoar essa oferta para o Nordeste, região onde costuma haver uma preferência por maçãs miúdas.

Mas e a Sexta-feira Santa (10)? Segundo agentes, apesar de o feriado ter contribuído para limitar a demanda e tornar necessário remanejar os carregamentos, a pausa deve colaborar para que a oferta continue controlada, uma vez que não haverá classificação e transporte na sexta-feira. Para a próxima semana, a expectativa é que as cotações das maçãs miúdas sigam pressionadas, enquanto as das graúdas se sustentem.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar
Batata/Cepea: Após semana de queda, preços voltam a subir devido às chuvas
Tomate/Cepea: Maturação é mais controlada, e preço sobe nos atacados
Manga/Cepea: Mais uma semana de alta nas cotações do Vale