Mamão: Preços em maio estão bem abaixo dos de abril

Publicado em 25/05/2020 08:04

Na parcial de maio (1° a 22/05), o preço do mamão recuou nas regiões produtoras. Isso porque a colheita da fruta aumentou e o mercado doméstico segue enfraquecido diante da pandemia da covid-19. Além disso, limitações logísticas têm afetado as exportações. Como resultado, sobras e perdas foram observadas na roça, especialmente para a variedade formosa, que possui maior oferta.

O havaí tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 0,49/kg no Sul da Bahia na parcial deste mês, valor 60% inferior ao do passado. Já o formosa registrou valor de R$ 0,27/kg no Norte do Espírito Santo, queda de 26% na mesma comparação. Destaca-se que a desvalorização da última variedade foi menor, pois seus preços já estavam mais baixos em abril.

Ambos os preços estão abaixo do custo de produção estimado pelos produtores, o que tem desanimado o setor. Para minimizar essas perdas, alguns produtores relataram que estão armazenando frutas em câmaras frias. Para o próximo mês, o clima mais ameno de inverno pode desacelerar a maturação das frutas nas regiões produtoras, evitando maiores perdas em campo.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do cacau se recuperam após queda de 20% em meio a baixa liquidez recorde
CATI lança Programa Cacau SP, fruto promete ser nova alavanca para o agronegócio paulista
Preços do cacau caem 20% em dois dias em meio à baixa liquidez
Mamão/Cepea: Preços do Havaí caem em abril
Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões