Hortifruti: Como anda o acordo Mercosul - União Europeia?

Publicado em 09/06/2020 13:51

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que foi tema da edição de novembro/19 da revista Hortifruti Brasil, foi assinado no ano passado, mas ainda precisaria ser validado por todos os legislativos dos países membros dos blocos.

Um desses países é a Holanda (Países Baixos), onde a maioria dos deputados do parlamento aprovou, recentemente, uma proposta contra a ratificação do acordo. Essa votação, que ocorreu em 3 de junho de 2020, teve como principal foco as questões ambientais e de direitos humanos relacionadas à agricultura no bloco sul-americano – porém, alguns portais de notícias também informam que a decisão pode estar relacionada à preservação das atividades de produtores locais.

Pelo fato de a Holanda ser tradicionalmente aberta ao livre-comércio, o voto dos deputados está sendo considerado uma grande virada. Porém, o governo ainda não informou o que deve ocorrer a partir de agora, visto que o processo de análise do acordo pode persistir até 2021. Assim, a decisão final da Holanda ainda não foi encaminhada ao parlamento europeu.

Vale destacar que a Áustria também aprovou uma proposta contrária ao acordo entre Mercosul e União Europeia, tendo como justificativa os mesmos problemas ambientais.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção