Maçã: Clientes buscam por boa qualidade e baixos preços

Publicado em 11/09/2020 13:33

Houve, nesta semana (07 a 11/09), uma pequena retomada na demanda por maçãs nos principais centros consumidores. Agentes classificadores relataram que o aquecimento nas vendas se deu, principalmente, para os menores calibres (a partir do calibre 165) Cat 1, uma vez que os clientes têm buscado por frutas de boa qualidade, porém mais em conta. Apesar disso, a fuji calibre 165 Cat 1 foi vendida a R$ 80,23/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras, manutenção frente à semana passada.

Esse cenário colaborou para um aumento de preços, especialmente, para os tamanhos ainda menores. Segundo agentes, houve valorização das maçãs vendidas a granel e das embaladas em sacolinhas de 1 kg – algumas negociações conseguiram aumento entre R$ 2,00 a 5,00/cx de 18 kg. Vale destacar que, como esse perfil de fruta mais miúdo não é importado, a entrada de maçãs estrangeiras não tem representado grande concorrência para os mesmos.

Para a próxima semana, a expectativa é de a comercialização de maçãs siga aquecida, mas os preços podem se estabilizar, diante dos altos patamares já registrados.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES