Hortifruti: Reforma tributária e os impactos ao setor de HF

Publicado em 30/09/2020 16:23

Nesta quarta-feira (30), às 18h, acontece mais uma live da HF Brasil! Desta vez, o bate-papo ao vivo deve abordar os possíveis impactos da reforma tributária ao bolso do produtor de frutas e hortaliças com Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Este tema está em alta no setor, já que três pautas que tramitam no Legislativo (Propostas de Emenda Constitucional 45/2019 e 110/2019, e Projeto de Lei n° 3887/2020) podem impactar positiva ou negativamente a tributação sobre a renda do hortifruticultor.

Apesar de necessária, para minimizar o problema fiscal no Brasil, as consequências desta reforma – como possíveis aumentos dos custos de produção e maiores exigências ao produtor – estão detalhadas em estudo realizado pela CNA. Assim, com o objetivo de analisar a percepção de diferentes culturas e elos da cadeia de abastecimento de frutas e hortaliças, a HF Brasil coletou perguntas com agentes do setor e associações de produtores, as quais serão reproduzidas durante a live. Dentre os temas, estão os impactos da reforma à agricultura familiar, ao produtor como pessoa física, à folha de pagamento e mão de obra, além de dúvidas quanto à tributação dos insumos, de produtos frescos embalados e na comercialização de hortifrútis.

Quer entender mais sobre as mudanças e como elas podem interferir na cadeia de HF? A equipe Hortifruti/Cepea também preparou uma cartilha com um resumo das principais propostas que estão em pauta no Congresso, exemplificando as possíveis consequências de cada uma ao setor hortifrutícola. Clique aqui para conferir a cartilha.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau