Cebola: Com chuva e menor oferta, preços se elevam no Cerrado

Publicado em 06/11/2020 15:56

Nesta semana (02 a 06/11), as cotações de cebola fecharam em alta no Cerrado (MG e GO), em média de R$ 32,25 (+47,5%) e de R$ 32,19/sc de 20 kg (+50,1%) para caixa 3 beneficiada no Triângulo Mineiro e em Cristalina (GO), respectivamente. As safras das praças mineiras estão praticamente finalizadas, com poucos produtores colhendo no momento.

As precipitações durante toda a semana (02 a 05/11) no centro-norte do País, com maior intensidade em Irecê (BA) e Vale do São Francisco (PE/BA), impossibilitaram a retirada e comercialização dos bulbos – reduzindo a oferta nacional e contribuindo para o cenário altista dos preços.

Apesar das chuvas constantes, produtores de Cristalina registraram aumento dos pedidos vindos do Nordeste, escoando aquelas que se estavam armazenadas em galpões – uma vez que a colheita das últimas áreas do Cerrado foi limitada. Segundo a Climatempo, não há previsão de chuvas para a próxima semana no Nordeste, o que pode limitar novos aumentos das cotações nas próximas semanas. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES