Batata: Novamente, valorização do tubérculo é expressiva

Publicado em 23/11/2020 11:18

Na parcial deste mês (até dia 18/11), os preços da batata especial tipo ágata estão em R$ 167,40 no atacado paulistano, registrando alta de 48,5% frente a outubro – sendo o segundo mês consecutivo em que os valores aumentam de forma acentuada. Tal valorização, por sua vez, se deve à contínua redução na oferta, que ocorre desde o mês passado.

A menor disponibilidade do tubérculo é decorrente do final da safra de inverno e das poucas áreas sendo colhidas na temporada das águas. Esta segunda, vale lembrar, é marcada por quebra de produção em diversas regiões produtoras do Sul do País, em decorrência do baixo volume de chuva registrado durante as fases de plantio e desenvolvimento da cultura.

Nos últimos anos, uma maior oferta vinha sendo observada nos períodos finais da safra de inverno. Porém, em 2020, a colheita se adiantou para setembro, devido às elevadas temperaturas – que, além de acelerar o ciclo da cultura, demandaram maior rapidez na retirada do produto, para evitar perda de qualidade. Apesar dos problemas no Sul, a expectativa é que o volume comece a aumentar nas próximas semanas, conforme a colheita das águas se intensifica.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES