Mamão: Dentro da BA, qualidade se difere nas regiões Sul e Oeste

Publicado em 30/11/2020 08:08

Com a constante redução da oferta, ambas as variedades de mamão se valorizaram na Bahia na última semana (23 a 27/11), mesmo no fim de mês. Porém, houve algumas particularidades quando se trata da qualidade nas principais regiões produtoras do estado. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado por R$ 1,82/kg no Sul da Bahia, alta de 7% em relação à semana passada. Entretanto, a qualidade por lá foi um fator limitante, visto que, devido às recentes chuvas, a aparição de doenças fúngicas, como barba de papai noel e pinta-preta, têm sido observadas.

Já no Oeste do estado, a fruta está com um bom padrão, principalmente em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que não registaram muita precipitação. O formosa foi vendido na média de R$ 2,20/kg nessa praça, valorização de 19% em relação à mesma comparação - a quarta consecutiva. Para a próxima semana, espera-se que os preços continuem se elevando por conta da baixa oferta e do início de mês, que geralmente favorece as vendas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção