Maçã/Cepea: Como esperado, procura por miúdas diminui

Publicado em 18/12/2020 16:06

O cenário de redução na demanda por maçãs de menores calibres da fuji e da gala, observado nas duas últimas semanas, se intensificou nesta (14 a 18/12). Isso foi resultado da entrada de eva da safra 2020/21 no mercado, a qual, além de competir na mesma faixa de preço das miúdas, também tem a vantagem de ser uma maçã recém-colhida. Além disso, a preferência do consumidor nesta época do ano se concentra em frutas como ameixa e pêssego – que também já estão disponíveis no mercado – e maçãs de maiores calibres da Cat 1, devido à sua atratividade visual.

Neste cenário, agentes relataram que as maçãs a partir do calibre 180 e as de categoria 3 registraram menores vendas no período. Porém, a dificuldade só não foi maior porque os estoques da fuji e da gala já estão se encerrando, restringindo cada vez mais a oferta. Ainda assim, na média das regiões classificadoras, a gala calibre 165 Cat 3 foi vendida a R$ 89,50/cx de 18 kg – leve redução de 1% frente à semana anterior.

Para a última quinzena do ano, agentes acreditam que as vendas permaneçam similares na semana do Natal e se desacelerem na do Ano Novo, retomando o ritmo apenas em janeiro. Este cenário, por sua vez, pode provocar pequenas oscilações de preços no período.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES