Maçã/Cepea: Pequeno acréscimo na oferta da gala já balança mercado

Publicado em 29/01/2021 12:02

Os preços da maçã caíram novamente nas regiões classificadoras do Sul nesta semana (25 a 29/01). No período, Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS) deram prosseguimento à colheita da gala – que ficou aquém do esperado devido às chuvas que continuaram atrapalhando a atividade. Mesmo assim, o pequeno acréscimo na oferta da variedade já foi suficiente para “balançar” o mercado.

Agentes relataram, ainda, dificuldade nas negociações, visto o receio de muitos compradores de não conseguir repassar os preços ao varejo devido à constante diminuição dos mesmos ao longo da semana. Desde segunda-feira, os preços da maçã caíram quase que diariamente, principalmente para a Cat 3 a partir do calibre 165. O fim de mês – momento em que o poder de compra do consumidor está mais limitado – também colaborou para que a procura pela fruta diminuísse.

Com isso, na média das regiões classificadoras, a gala 165 Cat 3 foi vendida a R$ 57,22/cx de 18 kg, recuo de 20% frente à semana passada. Destaca-se que o aumento no número de empresas ofertantes intensificou a dispersão de preços no período. Para a próxima semana, a tendência é de que a oferta de gala siga em alta, o que pode provocar novas oscilações de preço.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Tomate/Cepea: Ritmo de maturação acelerado pressiona cotações em todos os atacados
Cebola/Cepea: Com oferta reduzida no NE, preços sobem
Uva/Cepea: Exportações brasileiras seguem crescentes nesta temporada
Mandioca/Cepea: Oferta mantém pressão sobre cotações pela 6ª semana