Cebola/Cepea: Com intensificação da colheita no NE, preços recuam em maio

Publicado em 20/05/2021 11:32

A comercialização da safra de cebola do Sul 2020/21 foi finalizada no início de maio, enquanto a colheita nas regiões do Nordeste se intensificou no período. As boas condições climáticas no início deste ano possibilitaram um plantio mais intenso e favoreceram o desenvolvimento dos bulbos para esta temporada 2021.

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a produtividade tende a ser positiva na temporada e o volume disponível já está se elevando – impactando as cotações. Assim, na parcial de maio (até o dia 14/05), os preços registram média de R$ 1,13/kg ao produtor em Irecê (BA), valor 29% inferior ao observado no mês de abril.

Outro fator que tem refletido negativamente nos preços é a importação da cebola argentina, que tradicionalmente ocorre no período de entressafra. Diante da boa produção no país vizinho, há disponibilidade para envio ao Brasil – mas, diferentemente do ano passado, o volume nacional está maior em 2021. Desta forma, o ritmo das compras se reduziu e os valores da cebola argentina caíram 16% na fronteira de Porto Xavier (RS), fechando a parcial de maio a R$ 43,70/cx de 20 kg beneficiada (tipo 3).

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)