Cebola/Cepea: Com intensificação da colheita no NE, preços recuam em maio

Publicado em 20/05/2021 11:32

A comercialização da safra de cebola do Sul 2020/21 foi finalizada no início de maio, enquanto a colheita nas regiões do Nordeste se intensificou no período. As boas condições climáticas no início deste ano possibilitaram um plantio mais intenso e favoreceram o desenvolvimento dos bulbos para esta temporada 2021.

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a produtividade tende a ser positiva na temporada e o volume disponível já está se elevando – impactando as cotações. Assim, na parcial de maio (até o dia 14/05), os preços registram média de R$ 1,13/kg ao produtor em Irecê (BA), valor 29% inferior ao observado no mês de abril.

Outro fator que tem refletido negativamente nos preços é a importação da cebola argentina, que tradicionalmente ocorre no período de entressafra. Diante da boa produção no país vizinho, há disponibilidade para envio ao Brasil – mas, diferentemente do ano passado, o volume nacional está maior em 2021. Desta forma, o ritmo das compras se reduziu e os valores da cebola argentina caíram 16% na fronteira de Porto Xavier (RS), fechando a parcial de maio a R$ 43,70/cx de 20 kg beneficiada (tipo 3).

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana