Maçã/Cepea: Vendas não sobem como esperado

Publicado em 09/07/2021 14:02

Nesta semana (05 a 09/07), as vendas de maçã não aumentaram como esperado nas regiões classificadoras. A expectativa era de melhora por ser início de mês, quando os consumidores estão mais capitalizados, mas a situação econômica brasileira reduziu o poder aquisitivo mesmo neste momento.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, houve um bom escoamento apenas para as frutas de tamanhos menores, que, apesar dos aumentos constantes nos preços, ainda possuem valores médios mais baixos do que as graúdas. Assim, as maçãs miúdas têm sido uma escolha mais atraente e acessível para os compradores.

Cenário que até elevou um pouco as cotações desses calibres em algumas regiões. Em Fraiburgo (SC), por exemplo, a gala calibre 165 Cat 3 foi comercializada a R$ 42,60/cx de 18 kg, valor 2% maior frente à semana passada.

Para a próxima semana, os classificadores esperam que o comércio de maçãs melhore um pouco, já que os consumidores podem estar mais capitalizados após essa semana de pagamento de salário, mas ainda com restrições devido à crise da covid-19.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #140 - Polinização é um dos principais gargalos no cultivo da abóbora japonesa
Programa de fomento do açaí inicia adesão de produtores no Pará
Missão internacional avança na abertura do mercado cubano para frutas brasileiras
Goiás consolida crescimento na produção de batata-inglesa, com projeção de recuperação do VBP em 2026
Uva/Cepea: No Vale, mercado das sem semente oscila com demanda enfraquecida
Tomate/Cepea: Safra de inverno ganha ritmo em Minas, e preço cai em BH e Campinas