Maçã/Cepea: Vendas não sobem como esperado

Publicado em 09/07/2021 14:02

Nesta semana (05 a 09/07), as vendas de maçã não aumentaram como esperado nas regiões classificadoras. A expectativa era de melhora por ser início de mês, quando os consumidores estão mais capitalizados, mas a situação econômica brasileira reduziu o poder aquisitivo mesmo neste momento.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, houve um bom escoamento apenas para as frutas de tamanhos menores, que, apesar dos aumentos constantes nos preços, ainda possuem valores médios mais baixos do que as graúdas. Assim, as maçãs miúdas têm sido uma escolha mais atraente e acessível para os compradores.

Cenário que até elevou um pouco as cotações desses calibres em algumas regiões. Em Fraiburgo (SC), por exemplo, a gala calibre 165 Cat 3 foi comercializada a R$ 42,60/cx de 18 kg, valor 2% maior frente à semana passada.

Para a próxima semana, os classificadores esperam que o comércio de maçãs melhore um pouco, já que os consumidores podem estar mais capitalizados após essa semana de pagamento de salário, mas ainda com restrições devido à crise da covid-19.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES