Cacau: Números da Costa do Marfim podem estar distorcidos no comparativo anual

Publicado em 01/02/2023 11:21
Entrega nos portos há 4 semanas está abaixo em relação ao último ciclo e StoneX alerta também contrabando do cacau proveniente de Gana e que pode alterar entregas

Os últimos dias têm sido de pressão no mercado do cacau, devido a entrada da safra do Costa do Marfim, até então estimada com alta pelo mercado. Apesar da desvalorização, Rafael Borges, da StoneX Brasil explica que após um início de safra com alta de 15% em relação ao ciclo anterior, há quatro semanas as entregas semanais do país estão abaixo do comparativo anual. 

"Diante deste cenário, existem algumas explicações viáveis para o pior desempenho da safa recentemente. Por um lado, é possível que o comportamento dos números das últimas semanas revele um adiantamento das entregas de cacau nos Portos da Costa do Marfim, o que pode ter sido desencadeado por uma maior urgência por parte dos importadores da amêndoa, que anteciparam suas compras visto os menos níveis de estoques físicos na Europa e Ásia", afirma o relatório da consultoria. 

"De fato, ao analisar os números de estoques da amêndoa, e sobretudo a relação entre o estoque e a demanda, é possível perceber que os níveis de cacau armazenado estão em níveis historicamente baixos", complementa. 
 

Confira o gráfico abaixo: 

Fonte: StoneX 

Contrabando de cacau 

O analista destaca ainda que o mercado precisa ficar atento ao contrabando de cacau proveniente de Gana. "Onde o valor fixado pelo órgão regulador do mercado da amêndoa no país pode incentivar, em alguns momentos, um deslocamento de amêndoas para serem vendidas na Costa do Marfim", afirma. 

Neste sentido, ele explica que uma interrupção deste deslocamento também pode explicar a queda nas entregas no país. "Em contraste, Gana tem demonstrado um forte volume de entregas nos últimos meses, registrando valores significativamente acima do comparativo anual, devendo consolidar a expectativa de uma safra maior - até meados de janeiro/23 o volume de amêndoas entregues em Gana chegava a 440 mil toneladas, 54% acima das 286 mil toneladas no mesmo período da temporada anterior", finaliza. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro André de Paula participa de ato simbólico de exportação de uvas com oportunidades abertas pelo Acordo Mercosul-União Europeia
HORTI RESENHA #144 - Métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados para a lichia
Cacau cai para mínimas de duas semanas em NY
HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global