Uva/Cepea: Municípios do circuito das frutas recebem certificação de Indicação Geográfica da niagara rosada

Publicado em 26/04/2023 07:51

Alguns dos municípios do polo turístico do circuito das frutas agora têm Indicação Geográfica! O reconhecimento da “Uva Niagara Rosada Jundiahy”, que era aguardado desde 2009, foi oficializado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e anunciado pela Associação Agrícola de Jundiaí no dia 04 de abril.

Conforme documentação apresentada ao INPI, a viticultura das cidades de Louveira, Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Itatiba se iniciou em setembro de 1887, quando a uva era cultivada numa área que se chamava Jundiahy – só mais tarde é que os municípios foram desmembrados.

O cultivo da uva niagara rosada é um dos responsáveis pelo grande movimento agrícola, comercial e industrial dos municípios da região, atraindo turistas e incentivando produtores rurais.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #149 - Esquadrão Psilídeo: manejo integrado e inovação no controle do psilídeo na citricultura
Cenoura/Cepea: Temporada 25/26 fecha com rendimentos abaixo devido às chuvas
Manga/Cepea: Frutificação elevada em MG promete segundo semestre positivo
Às vésperas da principal janela de exportações do segundo semestre, tarifa de 35% sobre a uva acende alerta no Vale do São Francisco
The Brazil Conference & Expo: conteúdo abordará novas exigências globais, IA e perspectivas para a área de produtos frescos com as mudanças no consumo
Preços do cacau caem 5% na bolsa ICE