Uva/Cepea: No Vale, pressão sobre as cotações persiste, sobretudo para as brancas

Publicado em 27/06/2025 13:43
Oferta maior e consumo fraco mantêm mercado desaquecido

O aumento gradual da oferta de uvas sem semente segue pressionando as cotações no Vale do São Francisco (PE/BA). Segundo dados do Hortifrúti/Cepea, a queda das temperaturas e o período de fim de mês intensificaram a retração das vendas, que já estavam em ritmo mais lento. As festividades de São João reduziram ainda mais o consumo.

A colheita da uva branca continuou aumentando gradualmente nesta semana (de 23 a 27/06), enquanto a da variedade negra foi mais controlada. Assim, a uva branca embalada Cat 1 foi comercializada a R$ 13,45/kg, em média, (-5,5%), e a negra de mesmo perfil, a R$ 7,70/kg (+1%).

O clima mais fresco no Vale e a estratégia dos produtores para conter os estoques elevados limitaram a oferta da variedade negra. No caso da branca, o escoamento foi um pouco melhor, graças às cotações mais atrativas – reflexo do maior volume disponível. Apesar da redução nos preços, o cenário segue indefinido, pois a demanda continua enfraquecida, mas a expectativa é que o consumo volte a ganhar ritmo com o início do próximo mês.

Fonte: HF Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços