Colheita da Uva tem início em São Lourenço do Sul/RS
Neste domingo (18/01) foi realizada a abertura oficial da colheita da uva nos Vinhedos Fortaleza, em São Lourenço do Sul. Um grande número de turistas e moradores da comunidade local prestigiou o evento e puderam acessar os parreirais, adquirindo uvas de excelente qualidade diretamente da propriedade.
Além das uvas, o público teve a oportunidade de conhecer e consumir outros produtos artesanais, como sucos naturais de diversas frutas, doces coloniais e vinhos produzidos pela família Scheer, responsável pela propriedade. A programação reforçou o vínculo entre produção rural, turismo e valorização da agricultura familiar.
Atualmente, São Lourenço do Sul conta com aproximados 9,5 hectares de parreirais, distribuídos entre 11 produtores. Para a safra deste ano, somente na propriedade de Gelson Scheer e Rejane Scheunemann a expectativa é colher 30 mil quilos de uvas, reforçando o crescimento e a relevância da atividade vitivinícola em São Lourenço do Sul.
Durante o evento, o produtor Gelson Scheer destacou que a implantação dos parreirais, voltados à produção de uvas de mesa e viníferas, foi um sonho construído diariamente em família. Segundo ele, o empreendimento alcançou um patamar superior ao inicialmente esperado, consolidando-se como referência na região.
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Roberta Beiersdorf Medina, ressaltou que o Turismo Rural já é uma realidade na propriedade, representando uma importante fonte de renda complementar, que contribui de forma significativa para o orçamento anual da família.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Prefeitura de São Lourenço do Sul e parceiros. Diversas autoridades e entidades marcaram presença como o prefeito Zelmute Marten, representantes do Sebrae, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Associação de Fruticultores de São Lourenço do Sul e da Associação de Apicultores, demonstrando o reconhecimento institucional da importância do setor para o município.