MG participa de projetos de produção integrada de banana e lima ácida tahiti

Publicado em 16/04/2010 09:27
Os produtores do norte de Minas Gerais estão envolvidos em dois projetos de produção integrada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): o de banana e o de lima ácida tahiti. “Essas frutas são tradicionais na região e conhecidas no mercado pela qualidade. Para obter a certificação, que pode ser ainda neste ano, os produtores foram capacitados e já atendem as normas técnicas específicas para esses produtos”, explicou a chefe da Divisão de Fruticultura do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa, Rosilene Souto, durante a 32ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), nessa quinta-feira (15), em Montes Claros/MG.

Rosilene lembra que, para alcançar a rastreabilidade e a certificação dos produtos, imprescindíveis no processo de exportação, o agricultor precisa registrar todos os procedimentos realizados no campo durante o período da colheita e pós-colheita. “Para isso, são capacitados em áreas como monitoramento de pragas, aplicação de agrotóxicos, gestão ambiental da propriedade e os principais cuidados para garantir a segurança alimentar e a saúde do trabalhador”, ressaltou.

Este ano, estão em andamento 32 projetos de produção integrada no Brasil, como açúcar, álcool, algodão, guaraná e milho. Esta é a primeira vez que o Ministério da Agricultura promove o AgroEx em Montes Claros/MG. Em maio, o evento será no município de Marco, no Ceará.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana