Melão/Cepea: Como foram as exportações do RN/CE em 2025?

Publicado em 18/12/2025 13:12

Em 2025, as exportações brasileiras de melão tiveram bom desempenho. A entressafra no Rio Grande do Norte/Ceará apresentou um leve aumento no volume enviado frente ao período anterior, totalizando 29 mil toneladas de abril a julho, de acordo com o Comex Stat, devido à queda de área em algumas localidades da Espanha. Os embarques na parcial da campanha 2025/26, iniciada em agosto, somam, até o momento, 121 mil toneladas (ago a nov/25), com um crescimento de 20% em relação ao mesmo período da última safra, e uma receita de US$ 105 milhões (FOB), 35% maior que na mesma época. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, mesmo com um momento de sobrecarga de frutas na Espanha entre julho e agosto, os envios brasileiros para o país permaneceram aquecidos - contudo, acredita-se que essa janela de oportunidade em outubro foi possível devido ao fim da campanha espanhola, que abriu espaço para os melões brasileiros. Além disso, o aumento nos custos do frete no mercado interno após as novas regras da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), tem levado produtores do RN/CE a buscarem novas formas de escoamento, como o mercado externo. 

Os principais destinos no período de safra do RN/CE foram: Países Baixos, com 45% da quantidade total exportada, Reino Unido (25%) e Espanha (21%), conforme o Comex Stat. Em novembro, o ritmo de exportação seguiu o mesmo do mês anterior, com 40 mil toneladas enviadas, e 5% maior frente ao mesmo mês de 2024. Desta forma, para o restante da campanha do RN/CE, espera-se que a demanda externa siga aquecida, e que não haja grande concorrência até o fim da safra, devido a um possível atraso que pode ocorrer na safra de melão da América Central, que começaria em janeiro, devido às chuvas registradas na localidade. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário