Cientistas mapeiam genoma da batata

Publicado em 11/07/2011 07:42
Um consórcio de cientistas internacionais conseguiu pela primeira vez decodificar o genoma da batata. A descoberta poderá contribuir para o melhor desenvolvimento das lavouras e impulsionar a produção do tubérculo. A informação foi publicada ontem na revista científica Nature.

Os pesquisadores identificaram que a planta, o terceiro alimento básico mais importante depois do trigo e do arroz, tem pelo menos 39 mil genes, quase o dobro do que um ser humano.

Em entrevista à BBC, o professor Iain Gordon, do James Hutton Institute, no Reino Unido, afirmou que a descoberta poderá possibilitar a criação de novas variedades mais nutritivas de batatas, e também mais resistentes a doenças. Segundo ele, essa poderá ser uma contribuição para ajudar a atender a demanda crescente por alimentos no planeta.

A decodificação do genoma de um organismo é o mapeamento de como todos os seus genes estão relacionados. Cada gene controla aspectos diferentes que determinam como o organismo cresce e se desenvolve. Pequenas mudanças nessas instruções resultam em variedades completamente diferentes entre si.

Mas a pesquisa está longe de terminar. Os cientistas alertam que a análise da sequência genética de uma planta pode demorar anos - uma nova variedade dificilmente surgirá antes de dez anos. "O mais importante no projeto foi encontrar os genes", disse o geneticista Jiming Jiang, da University of Wisconsin-Madison, um dos 20 cientistas de 14 países que participaram no projeto. "Ainda precisamos resolver alguns quebra-cabeças".

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair