Curso técnico gratuito no interior de São Paulo prepara profissionais para o setor agropecuário em dois semestres letivos

Publicado em 09/11/2023 11:24
Formação técnica oferecida pela ETASA proporciona ao aluno a vivência nas diversas áreas do setor agropecuário

Com o objetivo de formar pessoas interessadas em atuar no setor agropecuário, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada em Santa Rita do Passa Quatro, no interior paulista, tem inscrições abertas para o processo seletivo de seu curso técnico em agropecuária, totalmente gratuito. Com início em fevereiro de 2024 e duração de dois semestres letivos, a formação é destinada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio e ainda não possuem curso superior completo.

A formação intensiva e abrangente é um dos principais diferenciais da Escola, pois proporciona ao aluno a vivência nas diversas áreas do setor agropecuário, como agricultura, avicultura, bovinocultura, fruticultura, olericultura e suinocultura. Além disso, sua matriz curricular foi desenvolvida para preparar o estudante para atuar em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial, logo após a sua formação técnica. O curso também pode ser uma oportunidade para que o candidato confirme a sua aptidão e o auxilie na escolha de um dos cursos superiores no setor agropecuário, como Agronomia, Engenharia Agrícola, Florestal ou Ambiental, Medicina Veterinária, Zootecnica, dentre outros.

Aulas práticas garantem melhor preparação para o mercado de trabalho

O curso técnico oferecido pela ETASA tem como objetivo principal proporcionar uma formação aplicada, com vistas a preparar o indivíduo para atuar no mercado de trabalho de forma rápida. Assim, além de uma matriz curricular intensiva, a Escola oferece uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem, laboratórios, e proporciona aulas práticas na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

“Como a ETASA está instalada em uma fazenda de produção, nossos alunos têm acesso à rotina de uma agroindústria e são capacitados para lidar com a produção em campo em suas aulas práticas, com uso de maquinário de última geração e equipamentos com tecnologia de ponta, preparando-os para atuação imediata no campo de trabalho, após a conclusão do curso”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.

Sem fins lucrativos e comprometida com a transformação social por meio da educação, a ETASA tem como mantenedora a Fundação Salvador Arena, que apoia e executa projetos e programas sociais nas áreas da educação e assistência social há quase 60 anos. Para contribuir para a permanência dos estudantes matriculados na ETASA em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, a Fundação disponibiliza um programa de apoio social para alunos em situação de vulnerabilidade social, com três opções. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família.

Assim como em todos os demais cursos oferecidos pela Fundação, são oferecidos aos estudantes alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático.

Estudantes e egressos do curso técnico em agropecuária da ETASA ainda contam com o Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), departamento que promove oficinas para confecção e revisão de currículo, busca de vagas disponíveis, auxilia no desenvolvimento de trilha de carreiras, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades para inserir o aluno no mercado. Além disso, assim como em todos os demais cursos das unidades educacionais da Fundação, são oferecidos alimentação no período das aulas, primeiro uniforme e material didático escolar.

Além disso, o NAC também atua intensamente em atividades extracurriculares, como o Encontro Tecnológico, que reúne estudantes, professores, agricultores, pesquisadores e profissionais da área em um ambiente de colaboração e aprendizado, para debater os desafios enfrentados pelo setor agropecuário, as soluções inovadoras que a tecnologia pode oferecer e o papel fundamental na implementação das inovações tecnológicas no campo, tornando a agricultura mais eficaz e sustentável, por parte dos técnicos em agropecuária. As palestras e painéis de discussão também abordam temas atuais, como por exemplo a agricultura de precisão, uso de drones, automação agrícola, biotecnologia e manejo sustentável. E o Conexão com o Mercado, que visa disseminar as tendências do mercado de trabalho, por meio de debates que abordam as principais tendências do setor e conta com a participação de empresas parceiras, que colaboram para a atualização e reflexão sobre temas voltados à realidade dos alunos e convidados, colaborando, assim, com a reflexão na área de atuação profissional dos alunos.

Os processos seletivos para a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena ocorrem duas vezes ao ano e as inscrições podem ser feitas de forma online e gratuita, diretamente no site da instituição. O curso é oferecido na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h10 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 61,2 milhões em 2022, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2022 foram aplicados R$ 17,4 milhões em 110 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 42.714 pessoas e indiretamente, 139.898 pessoas. Mais informações no site da Fundação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O Caminho para o Sucesso no Campo
É possível colher 100 sc/ha de Soja com clima adverso e de forma lucrativa? Com esses novos manejos, especialista mostra que sim!
Colheita de Resultados: Como o Canal de Denúncias Impacta Positivamente o Agronegócio
Transparência no Campo: A Importância do Canal de Denúncias para o Agronegócio
Desafios e oportunidades da safra de soja serão destaques em evento ao vivo na próxima quinta-feira (18)