Citros: Em ano atípico, como devem ser as cotações de laranja em julho?

Publicado em 08/07/2020 12:01

Comumente, julho tende a ser o mês de menores preços do ano para a laranja, devido à elevada disponibilidade de frutas no mercado paulista. Isso ocorre porque a colheita de pera se inicia, em um período em que ainda há muitas laranjas precoces a serem comercializadas.

Entretanto, neste ano, o cenário pode ser diferente. Como a safra 2020/21 é menor e está mais atrasada em relação às temporadas passadas, os preços estão firmes. Mesmo quando a colheita se intensificar, a previsão é de elevada demanda industrial, o que deve manter a oferta controlada no segmento de mesa. Desse modo, em julho, os preços devem ficar próximos da estabilidade (com possibilidade de leve alta), principalmente com a intensificação da moagem nas indústrias paulistas.

Ainda, neste ano, os preços das laranjas estão bem superiores aos da safra 2019/20: apesar de ter sido o menor valor do período, a pera, em junho/20, apresentou alta nominal de mais de 38% em comparação a junho/19, com média de R$ 25,26/cx de 40,8 kg, na árvore.

Para a lima ácida tahiti, a expetativa é que a oferta permaneça baixa em julho. Assim, os preços também devem se manter em patamares elevados.

Tags:

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Centro de Citricultura abre inscrições para o Prêmio Centro de Citricultura 2026, que será entregue na abertura da Expocitros
Citros/Cepea: Final de safra eleva preços de lima ácida tahiti
Citros apresentam diferentes fases de desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Citros/Cepea: Embarques à UE voltam a cair em fevereiro
Laranja/Cepea: Safra de qualidade e consumo lento favorecem recuperação dos estoques de suco
Citros/Cepea: Com Safra 25/26 na reta final, últimas indústrias ativas devem encerrar moagem