Citros/Cepea: Chuvas afetam qualidade das laranjas, mas podem beneficiar próxima safra

Condições de maior umidade e temperaturas amenas podem favorecer o desenvolvimento da temporada 2027/28
Publicado em 30/10/2026 07:14

As chuvas registradas em outubro no cinturão citrícola paulista continuam afetando a qualidade das laranjas da safra 2026/27. Segundo o Cepea, porém, as condições de maior umidade e temperaturas amenas podem favorecer o desenvolvimento da temporada 2027/28, que ainda está em formação.

De acordo com agentes consultados pelo Cepea, a qualidade das frutas paulistas segue inferior à observada em Minas Gerais, com relatos de redução do Brix e registros de frutas cristalizadas em algumas regiões. Também são mencionados problemas relacionados à aparência da casca e ao tamanho das frutas.

Segundo o Centro de Pesquisas, a redução do Brix tem limitado a atratividade de parte das frutas para a indústria, embora, em algumas localidades, a qualidade seja considerada mais satisfatória. Produtores e compradores seguem atentos à evolução dessas características à medida que a colheita avança.

Pesquisadores do Cepea destacam que o ritmo das negociações esteve mais lento nos últimos dias. Além do cenário climático e da variação na qualidade, o período eleitoral e a proximidade do feriado de Finados reduziram o ritmo de comercialização. Na indústria, as compras seguem mais restritas no mercado spot, com as processadoras priorizando frutas de contratos já firmados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário