Sistema de previsão de podridão floral expande seu alcance pelo cinturão citrícola

Publicado em 19/10/2020 09:58

Segundo o pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Jr., as estações têm sido usadas para enviar dados ao sistema, que calcula o risco de ocorrência da estrelinha. “Os alertas de risco vêm sendo encaminhados por e-mail e WhatsApp desde julho de 2020, início do florescimento nos pomares de citros no estado de São Paulo, e tem ajudado os citricultores a otimizarem o manejo da podridão floral e reduzirem os custos de produção”, explica.

Adicionalmente, o Fundecitrus tem buscado parceiros importantes que têm fornecido, gratuitamente, dados para inclusão no sistema de previsão, como a UNESP de Ilha Solteira, que concedeu dados obtidos na região noroeste de São Paulo, a empresa de irrigação Irriger, que tem fornecido dados de estações próprias distribuídas em todo o estado, a Cooperativa de Produtores Paulista de Algodão (APPA) e a Cooperativa Holambra, que disponibilizaram estações no sudoeste paulista e a Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar (Coperfam), que adquiriu uma estação para atender os cooperados na região de Bebedouro e Monte Azul Paulista.

Inclusão no sistema

O sistema está disponível em previsaopfc.fundecitrus.com.br. O citricultor que quiser receber os alertas deve entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800 110 2155 ou com o agrônomo de sua região.

 

Tags:

Fonte: Fundecitrus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Centro de Citricultura abre inscrições para o Prêmio Centro de Citricultura 2026, que será entregue na abertura da Expocitros
Citros/Cepea: Final de safra eleva preços de lima ácida tahiti
Citros apresentam diferentes fases de desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Citros/Cepea: Embarques à UE voltam a cair em fevereiro
Laranja/Cepea: Safra de qualidade e consumo lento favorecem recuperação dos estoques de suco
Citros/Cepea: Com Safra 25/26 na reta final, últimas indústrias ativas devem encerrar moagem