Citros/Cepea: Após recesso, tahiti se desvaloriza em SP

Publicado em 19/02/2021 15:15

As vendas de lima ácida tahiti estiveram limitadas no estado de São Paulo, devido ao recesso de carnaval. Este cenário, somado ao aumento na oferta da variedade, pressionou as cotações. Nesta semana, a tahiti foi negociada a R$ 34,72/cx com 27 kg, colhida, desvalorização de 6,7% em relação à semana passada.

Vale ressaltar que, além do mercado interno mais retraído, as exportações também se mantiveram em menores volumes. Ainda assim, os preços estão bastante elevados para a época, considerando-se que fevereiro é um período tipicamente de pico de safra. Vale lembrar que, além da menor colheita frente ao ano passado, as frutas de menor qualidade têm sido absorvidas pelas processadoras.

Para a laranja, também houve baixa demanda nesta semana de carnaval. Do lado da oferta, o período de entressafra reduziu a disponibilidade, mas, com o mercado desaquecido, a valorização não se sustentou. Nesta semana, a média da pera foi de R$ 38,07/cx de 40,8 kg, na árvore, queda de 1,2% frente à anterior.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura oficial da 51ª Expocitros e 47ª Semana da Citricultura começa mais cedo em 2026 com a presença de autoridades e homenagens
Citros/Cepea: Preço da laranja fica abaixo do registrado em abril de 2025
Citros/Cepea: Com expectativa de menor oferta, preço da tahiti deve reagir em maio
Centro de Citricultura impulsiona estratégia e inovação em meio à nova fase da citricultura brasileira
Citros/Cepea: Safra 2026/27 se aproxima ainda sem definição sobre os contratos para a safra
Citros/Cepea: Nova safra se aproxima com incertezas nos contratos