Citros/Cepea: Cotações da pera avançam por mais uma semana

Publicado em 19/03/2021 15:21

O mercado de laranja in natura está aquecido para as frutas no estágio ideal de maturação e de qualidade satisfatória. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, no entanto, a oferta de frutas precoces ainda verdes deve limitar novas altas nos preços da pera, à medida em que a colheita dessas variedades seja intensificada.

Por enquanto, o cenário ainda é de avanço nas cotações: a semanal média da pera (de 15 a 19/03) foi de R$ 40,11/cx de 40,8 kg, na árvore, elevação de 4,1% em comparação com a semana passada. A desaceleração da absorção de frutas pelas indústrias e a maior entrada de outros cítricos, como a tangerina poncã, podem voltar a pressionar os valores.

Em relação à lima ácida tahiti, além das fracas demandas doméstica e externa (dificuldade de envio por navios e consumo enfraquecido por conta da segunda onda de covid-19), o aumento da oferta de frutas provenientes de segunda florada reforça a queda nos preços – e esse cenário deve se manter nos próximos dias. Nesta semana, a tahiti foi comercializada à média de R$ 16,57/caixa de 27 kg, colhida, baixa de 29,7% em relação à da semana passada.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Itaú BBA: Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas