Demanda global por citros continuará crescendo, prevê Procitrus

Publicado em 18/05/2021 11:22

A Associação dos Produtores de Cítricos do Peru (Procitrus) espera mais um bom ano de vendas depois que a demanda por frutas com vitamina C cresceu 39% em 2020 em razão da busca pela melhoria da imunidade durante a pandemia do novo coronavírus. O aumento esteve presente nas principais categorias: tangerinas (+ 45%), laranja para suco (+ 40%), limão Sutil (+ 47%) e limão Tahiti (+ 22%). “Esperamos que a demanda mundial por citros continue crescendo neste ano, embora em ritmo mais lento. Estimamos que haverá um aumento médio de 10% nas exportações”, afirmou Sergio del Castillo, gerente geral da Procitrus.

Os embarques de laranja e limão vêm registrando um crescimento surpreendente nos últimos três anos, de modo que seu ritmo de crescimento é muito semelhante ao da tangerina, principal fruta cítrica exportada pelo Peru. No entanto, enquanto a tangerina responde por quase 80% dos cítricos exportados, a laranja responde por 10% e o limão, 7%.

Segundo o gerente do sindicato, como o mercado consumidor é grande e a participação do Peru ainda é pequena, ainda há muito espaço para aumentar as vendas de laranja e limão no exterior. O Peru produz cerca de 34,3 mil caixas de 40,8 kg equivalente de frutas cítricas a cada ano, mas o país exporta cerca de 20% de sua produção, ou seja, 6,6 mil caixas. “Os outros 80% ficam no país, mas tem potencial para exportar”, disse Del Castillo.

Tags:

Fonte: Citrus BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Maior oferta derruba preço da tahiti em quase 30% na semana
Citros/Cepea: Preços da laranja caem em abril; contratos para 24/25 voltam a se aquecer
Citros/Cepea: Após semanas de alta, preço da laranja recua
Citros/Cepea: Exportação de suco segue em queda na safra 23/24, mas receita avança
Fundecitrus: Safra de laranja 2023/24 totalizou 307,22 milhões de caixas