Portos paranaenses já movimentaram mais de 29 milhões de toneladas

Publicado em 14/09/2012 09:44
O volume, que inclui todos os tipos de cargas, é 7% superior ao dos oito primeiros meses do ano passado. A meta, até o fim do ano, é movimentar mais de 43 milhões de toneladas
De janeiro a agosto, entre importação e exportação, o volume de cargas que passou pelos portos de Paranaguá e Antonina, este ano, foi 7% maior em comparação com o mesmo período de 2011. O movimento registrado passou de 29 milhões de toneladas de cargas. O balanço foi divulgado hoje (14) pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). 

O destaque está na variação do volume de granéis líquidos. Este ano, com mais de 3,2 milhões de toneladas, a movimentação desses produtos foi 24% maior que em 2011. Os principais responsáveis por esse aumento foram os derivados de petróleo, num total de quase 1,6 milhão de toneladas – nos dois sentidos. De acordo com a Transpetro, empresa que opera esse tipo de carga pelo píer público, foram principalmente a gasolina e o óleo diesel de importação que refletiram nesse movimento. Os produtos atendem a demanda de distribuição da Petrobrás, gerada pelo aumento no consumo interno e pela redução do percentual de álcool na gasolina.
 
Em relação aos granéis sólidos agrícolas, nos primeiros oito meses do ano foram quase 21 milhões de toneladas, 7% a mais que o volume registrado no ano passado. Em menor proporção, apenas 2% a mais que o período em 2011, o total de Carga Geral (demais cargas) que entrou e saiu pelos portos paranaenses também aumentou. Este ano, já são quase cinco milhões de toneladas movimentadas.
 
O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que a meta dos portos é chegar ao fim do ano com um movimento de mais de 43 milhões de toneladas. Segundo ele, o objetivo é aumentar o volume de carga geral movimentado, assim como continuar com o crescimento nos demais segmentos. “Porém, entendemos que mais importante que crescer no volume movimentado é atender os nossos clientes e usuários com qualidade, segurança e conforto”, afirma.

Trigo – No acumulado deste ano, em relação à exportação, o que se destaca é o volume de trigo importado, que está 92% maior se comparado com o ano passado. Em 2012, já são mais de 141 mil toneladas importadas do produto. No mesmo período, em 2011, foram 73,6 mil. 

   De acordo com o técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Disonei Zampieri, esse aumento ainda é reflexo da quebra da lavoura de trigo, em 2011. Além desse fator, outros que explicam, segundo ele, a expansão na importação são as reduções de 29% da área plantada, em 2012 versus 2011 e de 13% na produção.
 
“Além do que, em 2011, o trigo apresentou uma qualidade inferior, devido ao clima. Bem como preços ao nível de produtor, que foram pouco atrativos em termos de rentabilidade econômica. Em paralelo, o bom comportamento do milho em oferta e preços, ajudou a decisão do produtor em optar pelo produto na safra 2012. Em síntese, as indústrias moageiras procuram se resguardar, aumentando o volume de aquisição”, explica Zampieri, com auxílio do também técnico da Seab, Hugo Godinho.
 
Segundo ele, o trigo que entra pelo Porto de Paranaguá vem principalmente da Argentina para a indústria de panificação do Paraná.
 
Agosto – Considerando apenas o último mês, na exportação o que se destaca é o volume de açúcar que foi 41% maior que o registrado em agosto de 2011. Este ano, no mês, foram quase 675 mil toneladas exportadas pelos portos paranaenses.
 
“A chuva intensa nos meses de abril a junho acabou prejudicando a movimentação do açúcar que, agora, volta a deslanchar. As usinas estão tentando aproveitar o clima e os bons preços (U$578,12 por tonelada do produto)”, explica o técnico da Seab.
 
O açúcar exportado pelos portos de Paranaguá e Antonina é produzido, principalmente, no próprio Estado. Os principais destinos do produto são a Rússia, Argélia e a Índia.
 
Importação – Ainda considerando somente o mês de agosto, os produtos de importação que se destacam são os fertilizantes. Destinados principalmente para a lavoura paranaense, foram mais de 916 mil toneladas importadas do produto – 30% a mais que o volume importado em agosto de 2011.
 
Segundo Zampieri, com a quebra da safra norte-americana, os agricultores paranaenses estão focados no plantio de soja e milho (1ª safra), que começa no próximo dia 15. “Isso explica o aumento na compra dos insumos”, conclui.
 
As principais origens dos fertilizantes importados pelos portos do Paraná são a Rússia, Bielorússia e Estados Unidos. 
Fonte: Assessoria Portos do Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo