Portos paranaenses fecham setembro com 35 milhões de toneladas movimentadas

Publicado em 10/10/2013 11:50
Entre os destaques está a soja, com sete milhões de toneladas exportadas. Na importação, os fertilizantes registraram alta de 11%, totalizando 7,1 milhões de toneladas.

Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam setembro com 35 milhões de toneladas movimentadas. O número é 3% superior ao registrado no ano passado. Entre os destaques está a carga geral, que registrou alta de 17%, totalizando 6,6 milhões de toneladas movimentadas.

Entre os grãos, a soja já atingiu o patamar das sete milhões de toneladas exportadas, registrando alta de 8% no comparativo com o mesmo período de 2012. O milho também segue entre os destaques, totalizando 3,1 milhões de toneladas – uma alta de 7% em relação ao ano passado. Na importação, os fertilizantes totalizaram 7,1 milhões de toneladas, alta de 11% em relação ao ano passado.

Mesmo com tempo mais chuvoso, a exportação e importação de grãos tem registrado alta no Porto de Paranaguá. De janeiro a setembro, a operação ficou paralisada pelo período equivalente a 63 dias. No ano passado, no mesmo período, as paralisações somaram 56 dias.

Caminhões – De janeiro a setembro, passaram pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá 298 mil caminhões carregados com grãos. Em 2012, até setembro, foram pouco mais de 288 mil. Com as adequações no sistema Carga Online, além da eliminação das filas, o Pátio de Triagem conseguiu diminuir consideravelmente o tempo de espera dos caminhões, aumentando o giro de veículos no local.

Fonte: Appa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula renova GLO em portos e aeroportos do RJ e SP por mais 30 dias
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante renião com Ministério de Portos e Aeroportos
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá