Porto de Antonina repassa mais de R$ 237 mil em ISS para o município

Publicado em 02/01/2014 13:27
Imposto foi recolhido sobre serviços de dragagens realizados em 2013. Além dessa, o terminal público Barão do Teffé recebeu outras melhorias. No total, foram mais de R$ 70 milhões em investimentos

Em 2013, o município de Antonina recolheu mais de R$ 227,5 mil em impostos provenientes do serviço de dragagem realizado no porto. Para 2014, novo repasse deve acontecer, já que o terminal será mais uma vez dragado. Além dessas obras, o Porto Barão do Teffé recebeu outras melhorias ao longo do ano. No total, foram R$ 70 milhões em investimentos. O balanço foi divulgado esta semana, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
 
Em junho, um milhão de metros cúbicos de sedimento foram retirados na manutenção do canal de acesso ao terminal. Agora, com a dragagem de regularização, investimento de R$ 51 milhões, outros quase 2,9 milhões de metros cúbicos serão removidos, novamente do canal de acesso e da bacia de evolução. Além das dragagens – uma concluída e outra já iniciada, pelo Porto de Paranaguá, - também se destacam, nas ações realizadas em 2013, as obras de Revitalização do Porto de Antonina.
 
O secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, disse que o governo do Paraná tem feito um trabalho contínuo para recuperar o Porto de Antonina.  “Sabemos que é uma missão difícil, mas não iremos medir esforços para  atingir este objetivo. Temos uma dívida com uns dos berços portuários do país.  Antonina ainda tem muito a fazer pelo Paraná e pelo pais”, disse.
 
“Depois de 40 anos sem qualquer tipo de investimento na melhoria  da  infraestrutura,  o  terminal  público  passou e está passando  por  uma ampla  reforma.  O  prédio administrativo  e  a  guarita  de  controle  foram  revitalizados, um investimento de quase R$ 600 mil. E, este ano, publicamos o projeto para Remodelação  do  Cais  de  Antonina,  no valor de R$ 1,7 milhões. Com todas essas melhorias, ganha o município, em imposto, ganha a economia local e a população, com oportunidade de trabalho e renda”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
 
Durante a reforma da sede administrativa e da guarita do Terminal Barão do Teffé, foram recolhidos quase R$ 9,7 mil de ISS para o município. A obra durou quatro meses, de abril a agosto. Porém, as melhorias ocorreram desde os primeiros meses. Começaram por serviços básicos de manutenção; houve ainda a regularização de duas novas áreas, mais de 73 mil metros quadrados; e a utilização de áreas ociosas desde 2003 para a triagem e organização dos caminhões, de forma a evitar transtornos ao município.
 
A população local também recebeu a contrapartida no projeto de revitalização e desenvolvimento do Porto de Antonina. Em 2013, de março a julho, a TECHINT montou uma instalação no Terminal Barão de Teffé, para treinar e capacitar os antoninenses. Os cursos formaram 70 novos lixadores e 30 pintores industriais.
 
“O objetivo do Governo do Estado, com todas essas melhorias implantadas ao longo do ano é preparar o Porto de Antonina para um futuro que, como mostrou o PDZPO aprovado em 2012, é bastante promissor”, comenta o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza.
 
Outras realizações – Mais recentemente, entre novembro e dezembro, ainda para a limpeza e conservação da área, estão sendo realizados serviços de desmate de vegetação nativa, corte raso e terraplanagem na área do Terminal Barão de Teffé, no Porto de Antonina. Conforme Autorização Florestal nº 25289, expedida em 18/11/2013. Também estão sendo limpas as antigas ruas existentes (pavimento de paralelepípedos) com meio fio,  que estavam soterradas há mais de 20 anos.
 
 “Na execução da limpeza estão surgindo alguns pátios e pisos de antigos armazéns, que estavam encobertos por vegetação, sendo que um deles possui sete mil metros quadrados”, diz o diretor.
 
Futuro – O ano de 2013 termina com muitos projetos para 2014. Existe a intenção de uso de área, por parte da empresa Vetor Tecnologia, que solicita 32 mil metros quadrados da área pública (para arrendar) para instalação de indústria metal-mecânica, visando atender a demanda do pré-sal, com investimentos previstos na ordem de mais de R$ 14,5 milhões, num período de 25 anos. Através do Ofício nº 833/2013-APPA, de 29 de outubro de 2013, enviado a Secretaria de Portos da Presidência da República, foi solicitada autorização para que a Appa realize diretamente a licitação desta área.
 
“Além disso, temos outros interessados em investir em nosso porto. Entre esses, empresas do segmento de fertilizantes e produtos siderúrgicos, com a intenção de movimentar aproximadamente 400 mil toneladas, ao ano, de magnetita. Sem falar na instalação de balanças ferroviárias, um investimento de R$ 250 mil”,  conclui Souza.

Fonte: Asscom Appa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional