Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo

Publicado em 13/12/2024 13:37

HAMBURGO, 13 de dezembro (Reuters) - Autoridades de navegação tentarão instalar um sistema de eclusas temporárias no rio Mosel, no oeste da Alemanha, neste fim de semana para permitir que o rio, uma rota importante para embarques de grãos e colza de e para a Alemanha e a França, seja reaberto ao transporte de cargas.

O rio foi fechado para navegação interior esta semana depois que um acidente danificou uma eclusa em Mueden, ao sul de Koblenz, e os reparos devem durar até o final de março.

No entanto, a agência de navegação alemã WSA disse na sexta-feira que está preparando um sistema de eclusa temporário que será testado no fim de semana. Se for bem-sucedido, espera-se que os primeiros navios presos consigam transitar pelo sistema de eclusa temporário na segunda-feira.

Cerca de 70 navios estão bloqueados no rio, que também é uma rota importante para embarques de suprimentos para a indústria metalúrgica.

Os contratos futuros de colza europeia subiram na quinta-feira depois que a plataforma de negociação Euronext informou que suspenderá a entrega física aos portos fluviais no leste da França para o contrato de fevereiro, após o bloqueio do Mosela.


Reportagem de Michael Hogan, edição de Kirsten Donovan

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize