Nos EUA, Dilma vai anunciar meta de desmatamento ilegal zero nos próximos dez anos

Publicado em 30/06/2015 10:25

O jornal Folha de S. Paulo informou, nesta terça-feira (30), que a presidente Dilma Rousseff deve anunciar, em sua visita oficial aos Estados Unidos, que reduzirá a zero o desmatamento ilegal em seu território até 2025. O passo foi decidido de última hora e tem o objetivo apenas de "produzir uma agenda positiva" em solo americano. 

Leia a notícia na íntegra no site da Folha:

>> Brasil e EUA jogam fichas de visita oficial em declaração sobre o clima

Em O Globo: Dilma vai anunciar meta de desmatamento ilegal zero nos próximos dez anos

WASHINGTON. O Brasil antecipará nesta terça-feira, em comunicado conjunto dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, parte dos compromissos que tem que apresentar em outubro, em preparação para a Conferência do Clima de Paris (COP-21), em dezembro deste ano. Segundo uma fonte que acompanha de perto as negociações entre os dois governos, entre as metas está alcançar desmatamento ilegal zero nos próximos dez anos. Esta é a sinalização mais importante que o Brasil poderia dar, segundo ativistas e especialistas em meio ambiente, mas tanto no Brasil quanto no exterior não esperava-se que o país pudesse dar este passo já na visita oficial aos EUA.

— O comunicado será muito bom. O Brasil dará flashes de seu INDC, do compromisso voluntário que apresentará em Paris — disse a fonte. — Serão metas para depois de 2020, que é o novo ponto de partida (internacional).

Perguntada se o desmatamento zero seria um dos objetivos, a fonte confirmou:

— O Brasil sinalizará sua disposição de perseguir o fim do desmatamento ilegal nos próximos dez anos.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

No Zero Hora: Nos EUA, Dilma deve fazer anúncio sobre meta de desmatamento zero
 
A presidente Dilma Rousseff, em viagem aos Estados Unidos desde o último sábado, deve fazer um anúncio de que o Brasil reduzirá a zero o desmatamento ilegal no país até 2025. O comunicado deverá ser feito juntamente com o presidente Barack Obama. As informações são dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.
 
O anúncio funcionará como uma espécie de preparação para a Conferência do Clima em Paris, que ocorrerá em dezembro de 2015. A meta poderá contribuir com a contenção do aquecimento global entre 2020 e 2030.
 
Leia a notícia na íntegra no site do Zero Hora
Fonte: Folha + O Globo + Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis