Prazo de suspensão da APF é prorrogado

Publicado em 07/06/2017 09:12

O governo do Estado de Mato Grosso prorrogou, por meio da Portaria nº 423 publicada no Diário Oficial que circulou hoje, para até o dia 16 de junho de 2017 a suspensão da solicitação e emissão de Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF). A medida foi uma solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no dia 17 de maio. O pedido foi atendido por meio da Portaria nº 379 do dia 19 de maio.

A gestora do núcleo Técnico da Famato Lucélia Avi lembra que a APF estava sendo exigida aos produtores rurais do estado pelas instituições financeiras para liberação de crédito, fato que causava grande preocupação ao setor, uma vez que a liberação de crédito é essencial para o produtor garantir melhores preços dos insumos agrícolas.

Conforme a Sema, a inscrição ativa da propriedade rural no sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) é requisito para a emissão da APF, mas as inscrições, retificações e análises do CAR em Mato Grosso estão suspensas devido ao processo de migração do Sistema de Cadastro Rural (Sicar) para Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SimCar).

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis