Projeto ABC Cerrado recupera áreas degradadas

Publicado em 27/08/2018 17:12
Em dois anos foram beneficiados 84 mil ha de pastagens e capacitados quase cinco mil produtores. Seringueira se adpata ao bioma

O projeto ABC Cerrado recuperou em dois anos de mais de 84 mil hectares de pastagens que estavam degradadas nesse bioma. Realizado conjuntamente pelo Ministério da Agricultura, Embrapa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Rural) é financiado pelo Programa de Investimento Florestal (FIP), que destinou US$ 10,6 milhões para a execução. Os recursos são administrados pelo Banco Mundial (Bird).

As principais ações são a capacitação e assistência técnica em tecnologias previstas no Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). Além da recuperação de áreas, incluem a integração lavoura-pecuária-floresta, o plantio direto e o de florestas comerciais. As unidades da federação onde é desenvolvido são Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal.

O projeto teve início em 2014, desde quando foram capacitados 4.708 produtores locais. Desses, 1.957 recebem assistência técnica há dois anos. Mais de 6 mil já participaram de diferentes ações, entre elas dias de campo

De acordo com Pedro Neto, diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias produtivas e Produção Sustentável do Mapa, os resultados obtidos são tão promissores que, a cada real investido pelo fundo internacional, outros oito reais têm sido bancados voluntariamente pelo próprio produtor. 

O FIP, programa dos Fundos de Investimentos em Clima (CIF), apoia esforços de redução de desmatamento e degradação e promove o manejo florestal sustentável para reduzir emissões e aumentar os estoques de carbono florestal. No Brasil, apoia o Plano de Investimento do país que promove o uso sustentável das terras e a melhoria da gestão florestal no Bioma Cerrado. Recursos remanescentes do projeto estão sendo direcionados para o Cadastro Ambiental Rural.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático