Anec fecha parceria com GMP+ para certificação de segurança alimentar

Publicado em 02/10/2020 19:51

SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) fechou uma parceria com o GMP+ International para certificação de segurança alimentar conduzida pelo grupo de origem holandesa, disse a entidade nesta sexta-feira.

Segundo comunicado da Anec, o acordo torna a associação a primeira do Brasil a ser parceira do Good Manufacturing Practices (GMP+), que atua no controle de qualidade da cadeia de suprimentos de grãos e farelos --a entidade brasileira representa exportadores de soja, milho e farelo de soja.

"Com essa ação, buscamos aperfeiçoar ainda mais o mercado de grãos brasileiro por meio de diretrizes internacionais, criando parâmetros de qualidade para o produto nacional", disse em nota o diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes.

A certificação GMP+, afirmou a Anec, visa mitigar riscos e melhor controlar os elos de produção e distribuição dos produtos agrícolas, com atuação na garantia de segurança, qualidade e sustentabilidade nos mercados de ração animal.

"O Brasil é um importante produtor de ingredientes para rações e, devido a essa importância, precisamos estar atentos às demandas mundiais", afirmou Mendes.

A Anec vê a parceria com o GMP+, que atua em quase 90 países, como uma "licença para a venda de ração em todo o globo".

A entidade acrescentou que planeja compartilhar o conhecimento proveniente do GMP+ com as empresas associadas, levando em conta as condições e necessidades verificadas no Brasil.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente