Proposta amplia áreas que poderão ser regularizadas conforme o Código Florestal

Publicado em 09/11/2020 11:24
Hoje é permitido regularizar áreas suprimidas irregularmente até 22 de julho de 2008, sem punições. Projeto não fixa data limite para essas regularizações

O Projeto de Lei 2429/20 amplia o programa de regularização ambiental previsto no Código Florestal. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Hoje o Código Florestal permite a regularização de áreas suprimidas irregularmente até 22 de julho de 2008, suspendendo punições previstas na legislação. A proposta retira essa data da norma, estendendo o horizonte temporal para eventual regularização.

“Ninguém tem maior interesse na conservação e no uso sustentável dos recursos naturais que fundamentam e garantem a perenidade da produção rural do que o agricultor, que dela depende”, afirmou o autor, deputado Marcelo Brum (PSL-RS).

“No meu entendimento, é preciso estender a regra para áreas suprimidas irregularmente após 2008. De nenhum modo a sugestão é reduzir o rigor da legislação florestal, uma vez que todas as áreas deverão ser recuperadas”, continuou o parlamentar.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente