Prêmio ANA: Oeste baiano concorre à premiação com projeto de recuperação de nascentes

Publicado em 22/03/2021 11:23

Será transmitida, a partir das 14h desta segunda-feira (22), a cerimônia de anúncio dos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água. O oeste baiano tem um representante na final, na categoria ‘Organizações Civis’, com o Projeto de Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes na região oeste da Bahia.

Desenvolvido em parceria, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e os municípios participantes, nos últimos dois anos a iniciativa permitiu a promoção de ações de preservação de nascentes e educação ambiental no Oeste da Bahia. Desde o início, foram realizados serviços de cercamento, reflorestamento e implantação do Método Caxambu, considerando a necessidade de cada uma das 55 nascentes. Outras 210 foram identificadas para futuras intervenções.

 Até o momento, R$ 800 mil foram aplicados no projeto e, recentemente, Prefeitura Municipal de Barreiras, Aiba e Abapa renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de intervenções em mais 60 vertedouros. Ações são de grande relevância para o meio ambiente, também, devido à construção de barragens de contenção das águas das chuvas, ampliando os pontos de recarga do aquífero Urucuia e evitando o assoreamento das nascentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética