Mundo pode perder 1/5 do PIB sem ação climática, mostra estudo

Publicado em 22/04/2021 12:12

A economia global pode perder quase um quinto da produção econômica até 2050 se o mundo não controlar as mudanças climáticas, com a Ásia particularmente em risco, publicado em um estudo divulgado pela resseguradora Swiss Re nesta quinta-feira.

O relatório do Swiss Re Institute disse que a produção poderia ser 18% menor do que em um mundo sem mudanças climáticas caso nenhuma ação mitigadora seja tomada e as alterações subam 3,2 graus centígrados.

Se as metas do Acordo de Paris primeiro cumpridas e temperatura subir menos de 2 ° C, a perda pode ser limitada a 4%, concluiu o estudo.

"As economias da Ásia seriam as mais atingidas, com uma China correndo o risco de perder quase 24% de seu PIB em um cenário severo, enquanto a maior economia do mundo, os Estados Unidos, perderia perto de 10% e a Europa quase 11% ", mostrou o relatório.

Uma pesquisa examinou como 48 economias afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas em quatro cenários diferentes de aumento de temperatura.

Como o aquecimento global torna o impacto dos desastres naturais relacionados ao clima mais severo, ele pode levar a perdas substanciais de renda e produtividade ao longo do tempo, disse o relatório.

O aumento do nível do mar, por exemplo, resulta na perda de terras que pode ter sido usado da forma produtiva, enquanto o estresse térmico pode levar a perdas de segurança. As economias emergentes nas regiões equatoriais serão como mais afetadas pelo aumento das temperaturas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis