Noruega apoia iniciativas do Brasil para atrair doadores ao Fundo Amazônia

Publicado em 22/03/2023 18:30

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - A Noruega prometeu nesta quarta-feira seu apoio às iniciativas do Brasil para atrair outros países doadores para o Fundo Amazônia, criado pelo país nórdico para combater o desmatamento e estimular o desenvolvimento sustentável.

O fundo, lançado em 2009, foi suspenso em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que aboliu seu conselho de administração e seus planos de ação, já que ele defendia a exploração dos recursos naturais da floresta amazônica.

O fundo foi reativado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro dia de seu terceiro mandato, em janeiro. Lula foi presidente por dois mandatos entre 2003 e 2010.

"Gostamos muito do modelo que foi desenvolvido durante a Presidência anterior de Lula e queremos continuar trabalhando de perto nesse caminho", disse o ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Espen Barth Eide, a jornalistas após reunião com a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva.

"Estamos tentando mobilizar outros doadores porque achamos que tem sido um modelo de muito sucesso", acrescentou Eide.

O Fundo Amazônia foi criado com uma doação inicial de 1 bilhão de dólares da Noruega. A Alemanha contribuiu com 300 milhões de dólares.

Marina disse que os recursos do fundo, que atualmente totalizam 500 milhões de dólares, têm sido usados para providências prioritárias na Amazônia, incluindo a expulsão de garimpeiros ilegais de reservas indígenas e a restauração da aplicação de medidas de proteção ambiental, que haviam sido relaxadas pelo governo de Bolsonaro.

França e Espanha demonstraram interesse em contribuir com o fundo administrado pelo Brasil, o Reino Unido estuda a possibilidade de contribuir e os Estados Unidos também sinalizaram a intenção de fazê-lo.

O ministro norueguês visitou a Colômbia antes de chegar a Brasília, e na quinta-feira seguirá para o Pará, onde se reunirá com autoridades locais, segundo a Embaixada da Noruega.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética