Comissão de Agricultura debate regulamentação da política de pagamento por serviços ambientais

Publicado em 29/05/2023 14:52

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (1º) para discutir a regulamentação e implementação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, instituída pela Lei 14.119/21. O pagamento por serviços ambientais (PSA) é um instrumento financeiro que remunera produtores rurais, agricultores familiares e comunidades tradicionais que preservam a sua área.

"A lei traz um excelente instrumento de reconhecimento dos esforços e das boas práticas adotadas pelos produtores, que estimula uma transformação positiva em ações de conservação das florestas, do solo, da biodiversidade, da segurança hídrica e da mitigação das mudanças climáticas", afirmou o deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), que solicitou o debate. "Ocorre que, dois anos depois de entrar em vigor, não houve avanços até o momento na sua regulamentação", lamentou.

"Segundo o parlamentar, há uma grande expectativa das instituições que atuam com PSA e dos próprios entes federativos que poderão ficar sem referência para fazer suas regulamentações locais.

"Assim, é preciso analisar as oportunidades do cenário global para criar um ambiente favorável que atraia recursos a serem investidos nos projetos de PSA no País e estimule o desenvolvimento de novas iniciativas em maior escala", ressaltou Gabriel Mota.

Foram convidados para discutir o assunto representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério dos Povos Indígenas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 6.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático