Companhias abertas serão obrigadas a publicar relatório de práticas sustentáveis a partir de 2026

Publicado em 20/10/2023 11:43

BRASÍLIA (Reuters) - As companhias abertas ficarão obrigadas, a partir de 2026, a publicar relatórios anuais com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com indicadores e métricas claros e comparáveis, determinou a Comissão de Valores Mobiliários em resolução lançada nesta sexta-feira.

O objetivo da iniciativa, que faz parte do Plano de Transformação Ecológica do governo, é auxiliar investidores internacionais a reconhecer riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, afirmou o Ministério da Fazenda em nota.

As principais divulgações que serão requisitadas das empresas englobam tópicos como governança, estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relativas à sustentabilidade.

"Além de se antecipar a futuras regulamentações, esta medida da CVM serve como um incentivo para que empresas adotem, proativamente, práticas mais sustentáveis", afirmou o ministério, acrescentando que, com a resolução, o país se alinha a um movimento global e torna o mercado nacional mais atraente a investimentos estrangeiros.

Os relatórios poderão ser apresentados de forma voluntária já a partir do ano que vem. A partir de 2026, serão compulsórios, disse a Fazenda, ressalvando que podem haver ajustes após a realização de consulta pública.

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático