Cúpula de líderes pré COP30 tem 57 chefes de Estado confirmados e 143 delegações

Publicado em 31/10/2025 14:06 e atualizado em 31/10/2025 17:16

BRASÍLIA (Reuters) - A cúpula de líderes da COP30, que acontece nos próximos dias 6 e 7, vai reunir em Belém 143 delegações, com 57 chefes de Estado ou governo, para abrir as negociações da conferência do clima.

O Itamaraty ainda não divulgou a lista dos chefes de Estado confirmados.

De acordo com o secretário de clima do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, serão dois dias de manifestações a serem feitas pelos países, que devem entrar pela noite do dia 7.

"A cúpula dos líderes é para que os chefes de Estado dêem o termo de referência para seus negociadores", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A organização da COP30, que ocorre entre 10 e 21 de novembro em Belém, passou por revezes pelo alto custo das hospedagens, que levaram delegações a reverem sua participação e o número de participantes, mas nas últimas semanas houve um avanço nas confirmações.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da COP30, até o momento 149 delegações já acertaram suas acomodações para a conferência em si, enquanto 37 países ainda estão em negociação.

Na agenda da Cúpula, um dos pontos centrais é um almoço, no dia 6, sobre o Fundo Florestas para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), em que o governo brasileiro espera receber adesões e investimentos. A proposta pretende combinar fundos soberanos de países e recursos privados em um mecanismo financeiro que possa remunerar os investidores e, com parte do lucro, financiar a conservação de florestas tropicais em pelo menos 70 países.

Criador da proposta, o governo brasileiro já declarou uma doação de US$1 bilhão para o TFFF, seguido pela Indonésia, que prometeu o mesmo valor, mas oficialmente não houve outros anúncios, o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ver acontecer na Cúpula de Líderes.

Outras três plenárias paralelas também devem ocorrer durante a cúpula de líderes sobre oceanos e florestas, transição energética, e a última, sobre os 10 anos do acordo de Paris, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e financiamento.

Lula chega a Belém já neste sábado, para a inauguração do porto do Outeiro, onde ficarão os navios de cruzeiro que receberão delegados da COP30, e ficará na cidade já para a abertura da Cúpula.

No dia 5, o presidente terá uma série de reuniões bilaterais com chefes de Estado, mas a agenda ainda não foi divulgada pela Presidência da República.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética