MPT participa da COP30

Publicado em 10/11/2025 08:26
Programação inclui painéis, rodas de conversa e lançamento de livro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). As atividades serão realizadas na Green Zone, espaço voltado à sociedade civil e às instituições públicas, e incluem painéis, rodas de conversa e lançamento de livro.

Integrantes do MPT estarão no evento durante os dias 12, 13, 14, 17 e 19 de novembro em estande compartilhado com o Ministério Público Federal (MPF). Entre os temas abordados nos painéis estão a adaptação do meio ambiente do trabalho aos impactos das mudanças e das emergências climáticas, prevenção de acidentes ampliados na mineração, combate ao uso de agrotóxicos, enfrentamento ao racismo ambiental e às desigualdades, educação ambiental e climática e transição justa e sustentável nas cadeias produtivas.

A coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, Cirlene Zimmermann, destacou que a presença da instituição na COP30 reforça a importância de associar a pauta climática às condições de trabalho. “O meio ambiente é indivisível e o mundo do trabalho está sendo impactado pelos efeitos das mudanças climáticas, então é preciso assegurar que a proteção dos trabalhadores e das trabalhadoras nesse cenário conste dos planos públicos de ação climática, seja prevista nos programas de gerenciamento de riscos das empresas e integrada nas negociações coletivas”, afirmou.

O procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, reforça a necessidade de se considerar os impactos no dia a dia de trabalhadoras e trabalhadores. “Os impactos das condições climáticas no dia a dia do trabalhador mobilizam o Ministério Público do Trabalho. A COP30 traz à tona a preocupação com as mudanças no clima, mas também deve associá-la ao ambiente de trabalho, porque todo ser humano que desenvolve uma atividade profissional está sujeito às intempéries”, disse Gláucio Oliveira.

No dia 18 de novembro, o MPT também estará presente em dois painéis do Encontro do Ministério Público Paralelo à COP30, que será realizado no Auditório do Ministério Público do Pará (MPPA), com transmissão ao vivo pelo canal do MPPA no YouTube, em formato bilíngue (português/inglês). Para quem tiver interesse em acompanhar, as inscrições deverão ser efetuadas neste link.

Preparativos – Durante o último ano, o MPT no Pará e Amapá (MPT PA-AP) acompanhou de perto as condições de trabalho nas principais obras de preparação para a COP30, em Belém. As fiscalizações tiveram foco na prevenção e proteção à segurança e saúde dos trabalhadores. Foram realizadas inspeções em frentes de trabalho estratégicas, como os parques lineares das avenidas Doca e Tamandaré, o Porto Futuro II, o Parque da Cidade, as estruturas temporárias da Blue Zone, onde vão ocorrer as negociações diplomáticas da conferência, e o Porto do Outeiro, que vai receber navios de cruzeiro para hospedagem de delegações estrangeiras.

Em agosto e setembro de 2025, o MPT promoveu audiências coletivas com órgãos públicos, entidades sindicais e empresas prestadoras de serviços para discutir ações preventivas e diretrizes de proteção aos trabalhadores durante a conferência. Os encontros tiveram a participação da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP30), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE-PA) e de representantes dos setores de bares, restaurantes, turismo, hotelaria e transporte fluvial, incluindo companhias responsáveis por navios de hospedagem.

Outra iniciativa acompanhada pelo MPT foi a campanha de vacinação de trabalhadores da construção civil, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Belém). A ação, que começou em 2024 e se estendeu até 2025, garantiu a aplicação de cerca de 51 mil doses de vacinas, entre elas dupla adulto, tríplice viral, hepatite B e febre amarela, em trabalhadores formais e informais atuantes nas obras da conferência, incluindo o hotel Vila Galé.

Fonte: MPT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética