Chuva deixa desabrigados e provoca caos no Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia

Publicado em 05/05/2009 15:43

Quatro Estados do Nordeste do Brasil sofrem com os estragos causados pelas chuvas --Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. A situação é pior no Maranhão, onde o número de afetados passa de 154 mil, e no Piauí, com a capital Teresina debaixo dágua. No Ceará, mais de 26 mil foram desalojadas em um mês de chuva, que causaram sete mortes. Na Bahia, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terras em Salvador, que deixaram quatro feridos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta terça-feira no Piauí e ainda hoje visitará as áreas alagadas também no Maranhão.

No Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apoio do governo federal para socorrer as vítimas. Entre os afetados, 23 mil estão desabrigados e mais de 29 mil foram desalojados. O Estado pediu principalmente alimentos e medicação. Seis pessoas já morreram em decorrências das chuvas no Estado --duas estão desaparecidas.

Batalhões do Exército estão no Maranhão para auxiliar na reconstrução de estradas destruídas pela força das águas. Quatro rodovias federais estão totalmente bloqueadas e outras quatro parcialmente. De acordo com a Defesa Civil Estadual, ao menos 194 km de estradas foram danificadas parcial ou totalmente pela chuva.

No total, 54 municípios foram afetados e destes, 43 decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuvas fortes no Estado até o próximo dia 15 deste mês.

Piauí

O Estado tem cerca de 7.200 famílias afetadas --aproximadamente 36 mil pessoas-- em 21 municípios. As aulas foram suspensas hoje na rede municipal de Teresina e o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) decretou ponto facultativo aos funcionários do município. Com a medida, a prefeitura espera evitar congestionamentos e transtornos causados pelos alagamentos.

O governador Wellington Dias (PT) também decidiu suspender as aulas na rede estadual para evitar acidentes. Devido às cheias, estradas e pontes foram danificadas, postes e fios caíram.

As atividades também foram suspensas por 72 horas na Universidade Estadual do Piauí, nos campi localizados nas cidades de Teresina, Barras, Esperantina, União, Piracuruca e Luzilândia --a medida atinge 7.190 dos 14.190 alunos.

Ceará

Ao menos 26 mil pessoas tiveram de deixar suas casas devido às chuvas que atingem o Ceará desde o início de abril, informou a Defesa Civil do Estado. Destas, 11.065 estão desabrigadas --dependem de abrigos públicos-- e outras 15.507 ficaram desalojadas, ou seja, estão hospedadas com familiares e amigos.

Sete pessoas morreram em decorrência das enchentes. De acordo com boletim divulgada hoje pelo órgão, ao todo, mais de 165 mil pessoas foram atingiras pelas chuvas no Ceará, sendo que a área mais atingida foi a região norte de Estado.

Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Ceará elabora um novo documento contabilizando os danos causados pela chuva. A intenção, segundo a assessoria do órgão, é entregar o documento ao governo federal solicitando ajuda.

Até hoje, seis municípios decretaram situação de emergência no Estado, mas outros 33 já solicitaram o decreto emergencial devido às chuvas. Ao todo, 59 municípios registraram estragos em decorrência das enchentes nos último mês.

O município de Sobral é um dos mais afetados pelas enchentes, onde ao menos 400 pessoas de 27 comunidades estão ilhadas, segundo informações da prefeitura.

Segundo o órgão, 80% dos afetados estão nas regiões de Bonfim, Aracatiaçi e Taperuaba. De acordo com a Prefeitura de Sobral, a situação é considerada "caótica" na região.

Bahia

Em Salvador, somente nestes primeiros dias do mês de maio, a Defesa Civil de Salvador registrou um índice pluviométrico de 112,4 milímetros, quase um terço dos 349,5 milímetros previstos para todo o mês, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Hoje, quatro pessoas ficaram feridas em decorrência dos desabamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas que atingem o município. Até as 14h50, foi registrado um total de 182 ocorrências na cidade.

Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil foram 110 casos de deslizamentos de terra, nove alagamentos e oito desabamentos de imóveis, entre outros. O aeroporto internacional de Salvador também precisou suspender os pousos e decolagens devido às chuvas.

A Defesa Civil Estadual estava reunida para tratar sobre o levantamento dos danos causados com as chuvas e não informou o número de afetados em todo Estado.

 

Fonte: Folha Online

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis