Reino Unido tem noite mais fria do inverno com 20 graus negativos

Publicado em 08/01/2010 07:13 e atualizado em 08/01/2010 07:56

O Reino Unido passou pela noite mais fria deste inverno, com temperaturas que em alguns lugares da Escócia chegaram a ficar 20 graus abaixo de zero.

A baixa temperatura e a neve causam atrasos, fechamentos e cancelamentos nos transportes no país e escolas e dezenas de grandes empresas tiveram que racionar o consumo de gás para calefação para priorizar o consumo doméstico --que, assim como o frio, alcança níveis recordes.

Kieran Doherty/Reuters
Neve cobre Stonehenge em Salisbury, no sul da Inglaterra; Reino Unido teve noite mais fria do inverno

Grupos empresariais e políticos da oposição criticaram a "vulnerabilidade" do sistema de provisão energética do país e pediram a construção de mais estações de gás tanto para uso doméstico como industrial.

As companhias aéreas continuam anunciando atrasos e cancelamentos. A Easyjet confirmou mais 30 voos que não partiram, totalizando aproximadamente 500 na semana. A British Airways, que nesta quinta-feira cancelou 113 voos em Heathrow e 36 em Gatwick (ambos em Londres) confirmou que houve vários atrasos em algumas de suas operações.

Os principais aeroportos do país, incluindo os que atendem a Londres, estão abertos, mas os passageiros são aconselhados a se informarem sobre o estado de seus voos antes de chegar aos terminais.

Os serviços da ferrovia Eurostar, que unem a Inglaterra com o continente europeu, ainda não voltaram à normalidade, depois que, na quinta-feira, um dos trens teve problemas no túnel sob o canal da Mancha.

Várias companhias ferroviárias que operam linhas pelo país voltarão a sofrer interrupções ou fortes atrasos nesta sexta-feira depois que muitos serviços foram cancelados na véspera. Espera-se uma redução da frequência de chegada de trens em alguns trechos.

O Escritório Meteorológico advertiu aos motoristas que as estradas estão em condições extremamente perigosas devido à neve ou ao gelo em todo o país.

É esperada mais neve em diversas partes do país e teme-se que as temperaturas possam chegar a 22 graus abaixo de zero durante a noite.

Alguns jornais britânicos publicam nesta sexta-feira em suas primeiras páginas uma foto do Reino Unido, tirada por um satélite, na qual o país aparece inteiramente coberto por uma camada branca.

Fonte: EFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária