Governos estadual e federal lançam Operação Mato Grosso Verde

Publicado em 22/07/2010 13:42
Os governos federal e estadual do Mato Grosso começam, a partir de agora, a unir esforços para fechar o cerco às queimadas ilegais em áreas agrícolas e florestais no estado, que ocupa o segundo lugar no ranking dos maiores desmatadores da Amazônia. Em solenidade amanhã, no Palácio Paiaguás, às 12h, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador Silval Barbosa lançam a Operação Mato Grosso Verde 2010.

Ações integradas de vários órgãos vão mobilizar bombeiros do Mato Grosso e do DF, Defesa Civil, além da vigilância área e por satélite, comandadas por um Centro Integrado Multi Agências de Coordenação Operacional. O objetivo é reduzir queimadas ilegais, combater focos de incêndios em todos os biomas do estado e diminuir o desmatamento na Amazônia.

É a segunda grande operação conjunta após a criação, no final de 2009, do Programa Nacional de Redução do Uso do Fogo nas Áreas Rurais e Florestais, encarregado de atuar na redução das emissões de CO2 causadas pela má utilização de técnicas de manejo com uso do fogo. A primeira, que aconteceu entre fevereiro e março de 2010 em Roraima, contribuiu para uma redução drástica no número das queimadas ilegais naquele estado.
Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas
Seminário Internacional: Brasil lidera normalização de tecnologias de hidrogênio
Brasil e Argentina são últimos países da América Latina com novos projetos de usinas de carvão
CAPADR aprova projeto que impede crédito rural a condenados por crimes ambientais
Projeto amplia fatia do FPM para municípios localizados na Amazônia Legal