Seminário Internacional: Brasil lidera normalização de tecnologias de hidrogênio

Publicado em 11/04/2024 11:19

O hidrogênio, combustível considerado do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente está no alvo da normalização internacional. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como representante oficial da Organização Internacional de Normalização (ISO), liderou a elaboração da norma ISO/TS 19870:2023 Tecnologias de hidrogênio — Metodologia para determinar as emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção, condicionamento e transporte de hidrogênio até à porta de consumo.

A norma lançada em 2023 foi apresentada pelo Presidente da ABNT, Mario William Esper, durante painel sobre Meio Ambiente, Regulação e Certificação: Compliance e Paradigma da Descarbonização dos Biocombustíveis, no Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, nesta terça-feira (9/4).

“O mercado do hidrogênio de baixo carbono é hoje um dos mais disputados mundialmente para cumprir as metas de descarbonização e para ter acesso a ele é necessário ter regras claras. As normas técnicas oferecem uma avaliação padronizada de emissões de GEE, proporcionam mais eficiência ao mercado, ajudam na tomada de decisão e dão base para a regulamentação e certificação”, afirmou o presidente.

Além de apresentar o trabalho da ABNT, o Presidente destacou o momento em que a Normalização e Certificação passa, com regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, a nova Lei de Licitações Públicas 14.133. Além disso, anunciou o credenciamento da ABNT junto a organismos internacionais para ser a certificadora brasileira para o CBAM, que é um mecanismo de taxação de carbono aduaneiro para produtos exportados para a União Europeia (UE). “Esse projeto é estratégico para atender as empresas exportadoras, paulistas e brasileiras”.

Já o Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adalberto Maluf, destacou as oportunidades e desafios do

hidrogênio de baixo carbono no país. “O Brasil tem uma das energias mais limpa e renováveis do mundo e um potencial imenso para liderar essa agenda. A ABNT é parceira estratégica do MMA em ações importantes como a regulamentação do carbono neutro”, destacou o secretário.

O painel contou ainda com a participação da Coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Carina Dolabella, do Gerente Regional de Vendas da SAM Tuv Rheinland, empresa certificadora alemã, com a moderação do especialista em transição energética do InvestSP, Davi Graviel Lopes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário