Eletrobrás adere ao Projeto Verde Rio do Instituto Ação Verde

Publicado em 10/12/2010 13:01
Empresa participará em 2011 da etapa para preservação e recuperação de APPs no rio Teles Pires
As Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) vai aderir ao Projeto Verde Rio, do Instituto Ação Verde. A assinatura do convênio ocorrerá na próxima quarta-feira (15.12) durante o balanço das atividades de 2010 e o lançamento dos projetos do Instituto para o próximo ano, que terá como tema “2011 Com Muito Mais Ação”. O evento será realizado a partir das 19h30 no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).
A Eletrobrás participará no fomento das primeiras etapas do Projeto Verde Rio no ano de 2011. Segundo o superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, o foco do projeto no próximo ano será a recuperação e a preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do rio Teles Pires.
“O Projeto Verde Rio é dividido em várias frentes de trabalho e a Eletrobrás apoiará diretamente o cadastramento socioeconômico e ambiental das propriedades, os levantamentos fitossociológico e de nível de degradação de Áreas de Preservação Permanente Degradada (APPD’s) e a produção das primeiras 100 mil mudas, que serão distribuídas gratuitamente para o reflorestamento”, explica o superintendente.
Durante o evento haverá ainda a apresentação do levantamento das imagens de satélite das matas ciliares existentes em propriedades rurais que estão na área de abrangência do Teles Pires nos municípios de Sorriso, Sinop e Itaúba.
Para o diretor-executivo do Instituto e diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Ricardo Arioli, a participação da Eletrobrás demonstra que a soma de esforços do setor produtivo já ultrapassa a fronteira estadual. “Mato Grosso tem despertado o interesse de investidores que já reconhecem  que o produtor rural e o empresariado local priorizam a produção verde, com ênfase na sustentabilidade social, econômica e ambiental”.
No primeiro ano do projeto, em 2008, foram realizadas ações nos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço. A meta é incluir até 2020 os rios Juruena, das Mortes, Araguaia, Piqueri e Vermelho.
O Instituto Ação Verde é uma organização não-governamental do setor produtivo de Mato Grosso e tem como integrantes a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat).
O Projeto Verde Rio conta ainda com o apoio do governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder/MT), além do Ministério Público do Estado, prefeituras, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a empresa Energética Águas da Pedra e a partir de agora conta também com o apoio da Eletrobrás.
Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis