Área plantada de milho safrinha já chega a 80% em MT

Publicado em 05/03/2012 08:30
Os produtores de Mato Grosso entram nos últimos dias de plantio do milho segunda safra. Com 81,1% da área plantada, os trabalhos estão quase concluídos, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região médio-norte é a mais adiantada, com 86% da área plantada.

O coordenador da comissão de Gestão da Produção da Aprosoja, Naildo Lopes, o início um pouco tardio do plantio da soja consequentemente refletiu no período maior para plantar o milho safrinha.

A preocupação agora é com o período de escassez de chuva. “O produtor não pode demorar mais para finalizar o plantio, porque a planta corre o risco de sentir falta da chuva”, explicou Naildo Lopes. Isso porque a planta precisa de água nos primeiros 60 dias para florescer e, a partir de maio, começa o período de seca em Mato Grosso.

Sementes – Outro fator que atrapalhou o plantio do milho nesta safra foi a dificuldade de alguns produtores rurais de receber as sementes. Muitos relataram à Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) que as empresas não estavam entregando o produto no prazo acordado ou, então, entregaram híbridos diferentes do que foi comprado antecipadamente. Os produtores que se sentiram lesados foram orientados pela entidade a procurar a Justiça.

Mato Grosso deve produzir mais de 9,8 milhões de toneladas de milho na safra 2011/12, em uma área de 2,2 milhões de hectares.

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho em maio/24 segue abaixo dos embarques de maio/23 com compradores esperando "oferta bater"
Há quase 40 dias sem chuva, milho e sorgo sofrem perdas em Paracatu (MG)
Campo Mourão/PR inicia colheita do milho com 2 realidades diferentes nas lavouras
Futuros do milho abrem a segunda-feira voltando a subir na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho acompanhou a movimentação cambial