Milho ameaça liderança da soja

Publicado em 05/04/2012 10:09
A produção brasileira de milho poderá se equiparar e, dependendo do desfecho das colheitas, até ultrapassar a de soja nesta temporada. É o que destaca André Pêssoa, coordenador do Rally da Safra, que na terça-feira (3) divulgou os resultados da expedição, relativa ao ciclo 2011/12.

Segundo Pêssoa, somando-se as estimativas de primeira e segunda safra de milho, respectivamente 36,5 milhões e 28,1 milhões de toneladas, contra uma quebra de 10 milhões na produção de soja – prevista para 65,2 milhões – há possibilidade de a colheita do cereal alcançar a da oleaginosa ou, de repente, superá-la.

Esta situação não ocorre há onze anos, segundo as estatísticas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde que a produção de soja superou a de milho pela primeira vez, na safra 1997/98, o milho só voltou ao primeiro lugar por duas vezes, nas safras, 1998/99 e 2000/2001.

De acordo com Pêssoa, a demanda por milho no mercado interno, puxada, especialmente pelo segmento de alimentação animal, além do “efeito China” são fatores de alavancagem para estimular a produção do cereal. “Existe a chance das safras de milho superarem as de soja nos próximos anos, fazendo com que o produto brasileiro amplie presença no mercado internacional.”

Tags:

Fonte: Sou Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago